quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tomando um vinho na Tailândia

Estava no restaurante de um resort em Phi Phi, na Tailândia e decidi tomar um vinho no jantar. A carta possuia poucos vinhos com predominância de Chilenos e Australianos e alguns poucos europeus, com equilíbrio na quantidade de brancos e vermelhos. De fato, os brancos combinam melhor com a comida típica local. Mas eu pedi massa e um vermelho, um chileno simples.

O vinho foi servido na temperatura ambiente, que naquele momento, mesmo em frente ao mar e à noite, beirava 30o. C. Durante o dia ele certamente ficou sob uma temperatura que deve ter chegado próximo de 40oC. Foi interessante ler no contra-rótulo um recado do importador informando que o vinho for "shipped and stored" a 15oC! O vinho era um merlot 2010 da MontGras, vínicola do Vale Central, com 13% de álcool. O valor pago foi equivalente a 65 reais, provalmente um pouco mais caro do que seria o valor dele em um restaurante brasileiro.

A garrafa com tampa de alumínio indicava um vinho para consumo rápido. O aroma inicial eera predominamente vegetal, pimentão verde, com boa intensidade. O ambiente estava pouco iluminado e não foi possível uma análise visual mais detalhada. Na boca, mostrou corpo leve e final curto. A acidez um pouco exagerada. Em seguida pedi ao garçon para trazer um balde de gelo para esfriar um pouco a garrafa. Depois de 15min o vinho ficou mais agradável na boca, mostrando mais equilibrio e aroma um pouco diferente: um leve aroma de frutas vermelhas com muito menos aroma vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário