segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Toni e a Refosco do Pedunculo Rosso


Eu tenho um amigo, mais amigo de um amigo meu, já com mais de 70 anos. Ele é italiano e mora no Canada, para onde imigrou como jovem adulto. Ele faz vinho em casa, no porão, cerca de mil garrafas por ano, que toma durante o ano e distribui para os familiares. Uma vez por ano ele renova o estoque. Ele esteve no Brasil em novembro e trouxe algumas garrafas. Fizemos uma degustação em minha casa. Ele reclamou que para durar mais de um ano teria que usar rolhas mais caras, mas que o preço é muito alto e não compensa. Ele compra a uva da California, trazidas para o Canada e vendidas em um mercado de Montreal.  O vinho 2012 dele  era uma combinação de Barbera e Cabernet Sauvignon, com cerca de 12o de teor alcoólico. 

O vinho tinha um aroma frutado, mas pouco intenso. O sabor era agradável e levemente adocicado e com baixa acidez. Para ele e a esposa o vinho deve ser assim, fácil de beber, médio teor alcoólico, para ser consumido às refeições.  Durante nossa conversa ele mencionou a uva Refosco dal Peduncolo Rosso, encontrada no vêneto, lombardia e, a leste, na Friuli- Venezia Giulia – onde é mais predominante, como sendo uma uva típica desse tipo de paladar. Eu já havia bebido o vinho dessa uva de uma garrafa ganha de presente de minha irmã em uma viagem para a Itália, da Vinícola Ca`Vescovo, que produz um vinho um pouco mais refinado. Tanto eu como minha esposa gostamos quando abrimos esse vinho. Uma curiosidade, na wikipedia há um verbete sobre essa uva em que é dito que esta uva ou uma variante dela é conhecida desde a antiguidade romana e consta do livro de Plínio, o velho e que um autor recente disse que Lívia, esposa do imperador romano Augustus gostava  do vinho produzido com ela. Isso mostra a maciez e o sabor adocicado que acaba sendo melhor apreciado por mulheres, como a uva primitivo.

Hoje lembrei-me dele e resolvi experimentar um Refosco. Trata-se de um IGT que custou 3,59 euros (cerca de 11 reais) com nome de La Fogliata . Foi engarrafa na Lombardia, comuna de Cermenate, mas a uva vem do vêneto, que em todo caso fila logo ali.  É fechado com screw cap, o que indica que deve ser consumido logo, mas por mais que tenha procurado nos dois rótulos, não encontrei o ano da safra. O a cor do vinho é vermelho rubí, de média intensidade. O aroma tem baixa intensidade e é preciso por o nariz dentro da taça para sentir o aroma um pouco frutado . O sabor é agradável na boca, macio e bom equilíbrio entre álcool e acidez (ambos baixos) . A persistência após a deglutição é de média para alta.

Minha conclusão é que se trata de um vinho para o dia-a-dia, como o próprio preço indica. Pesando-se o preço e a qualidade, pareceu-me uma excelente escolha para o consumidor que quer um vinho de baixo custo para acompanhar as refeições. Minha nota: 83.

Nenhum comentário:

Postar um comentário