domingo, 7 de outubro de 2012

Simpósios e confrarias


O Museu Britânico possui, talvez, uma das maiores coleções de vasos etruscos e gregos do mundo. Alguns são gregos, mas encontrados na Itália. São vasos de terracota em que as pinturas combinam o vermelho do barro com o preto da tinta. As cenas mostram guerreiros tomando vinho, jovens servindo adultos e diversos tipos de cenas domésticas e ao ar-livre, além de cenas de guerra. Muitos desses vasos eram usados para preparar o vinho ou então para servir. Possuem a boca larga e ampla, no que diferem das ânforas, que eram usadas para o transporte do vinho.

 O cartão que descreve um dos vasos que vi informava que a palavra “symposium”(hoje “simpósio” em Português), de origem grega, quer dizer literalmente “drinking together” que em tradução livre seria “ reunião para beber” e literalmente “beber junto”. Especificamente, era usada para descrever as festas após o jantar, só para homens, em que eles bebiam vinhos e conversavam assuntos intelectuais. Mulheres e jovens participavam apenas para servir o vinho. As cenas desenhadas no vaso que continha essa informação mostram adultos jovens reclinados em sofás, com copos nas mãos e sendo servidos. A foto de um vaso desse tipo se encontra abaixo, mostrando o deus Baco entre videiras e uvas.



A palavra simpósio continua muito usada no mundo ocidental e significa nos meios acadêmicos uma reunião de alunos, professores, pesquisadores e profissionais de uma área do conhecimento para discutir os avanços científicos e tecnológicos. Isto é, designa só a segunda parte do sentido original. No Brasil e em Portugal usa-se modernamente o termo “confraria” para designar grupos de pessoas, sem distinção de gênero, mas com predominância de homens, para que reúnem regularmente para degustar e discutir vinhos. Ver também o significado de simpósio na Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Simp%C3%B3sio), onde está a pintura abaixo, mostrando um simpósio original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário