quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Quase um beaujoleais


Recentemente jantei um restaurante instalado na parte mais alta do morro da vila de Chénas, na França: Les Hauts de Chènas. Essa vila fica encostada na DOC de Beaujolais, pouco abaixo da cidade de Mâcon, mas tem sua própria designação de origem: Appellation Chénas Crontolée. Cheguei ao restaurante quase que por acaso: uma reserva de um hotel rural na região e depois uma recomendação do dono do hotel. A proprietária é uma senhora, Nathalie, que também aluga quartos e é a responsável pelas uvas e pelo vinho produzido pela família há pelo menos um século.

No restaurante ela vende e serve os vinhos da família, Domaine des Brureaux, que são feitos com a uva gamay, no “estilo” de Beaujolais. Como mostrei dúvida sobre qual tinto escolher, ela trouxe à mesa cinco garrafas com três cuvées diferentes. Explicou que um deles era feito com uvas de videiras de 90 anos, outro com videiras de 50 e o terceiro de 15. O quarto era um corte dos outros três e o quinto era outra safra de um deles.

Comecei a degustação pelo mais novo, que me pareceu aguado. O vinho de 50 e o corte também não agradaram muito. O de 90 foi uma agradável surpresa, pois era medianamente encorpado, a cor vermelho-granada com média intensidade. O aroma frutado, de cereja, mas sobressaindo-se mais o aroma deixado pela passagem do vinho em madeira: baunilha e tostado. Na boca mostrou-se macio e bem equilibrado. Como o rótulo não informava, perguntei se o vinho havia estagiado em barril e ela confirmou que estagiou 18 meses. A carta de vinho informava que ele tem potencial de envelhecimento de 3 a 8 anos.

Pedi um prato de coq au vin que combinou bem com. No final do jantar o aroma mudou sensivelmente, diminuindo o tostado e a baunilha relacionados ao barril de carvalho e ficou mais intenso o aroma de frutas vermelhas maduras, na linha da cereja. O preço da garrafa era de 19 euros (12 para levar). Foi uma boa escolha. Duas fotos abaixo mostram o rótulo do vinho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário