segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O vinho do reitor

Os estudantes que ocuparam a reitoria da Unicamp encontraram uma caixa de vinho Coeur de Méditerranée,  um corte das uvas Merlot e Grenache, na sala do reitor, segundo informam. Vejam a notícia em:
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/10/dce-cobra-explicacao-da-unicamp-apos-achar-vinhos-na-sala-do-reitor.html .

Na fachada do prédio da reitoria há um enorme cartaz irônico com os dizeres "Venha conhecer a adega do reitor!!!!, saída do bandejão às 13h30". A caixa foi fotografada e a foto enviada para a imprensa; está também no Facebook, no site "ocupação reitoria 2013". A reitoria teve que se justificar e informou que se trata de uma compra de um grupo de funcionários que iria consumir os vinhos em uma festa a ser realizada fora do campus, mas por motivo de segurança deixaram a caixa guardada na reitoria. Os estudantes invadiram antes do consumo e fizeram a sua  própria festa, com a "adega" de vinhos franceses do reitor.

A justificativa da reitoria parece um tanto esfarrapada, mas é difícil acreditar que o reitor da Unicamp fosse servir esse vinho em alguma recepção oficial ou coisa parecida. Se fosse essa a intenção, teria sido uma péssima escolha. O vinho é bem básico e custa no Brasil entre 30 e 40 reais, na França entre 3 e 4 euros. É um "vin de pays", uma categoria básica inferior à A.O.C. e da região de Languedoc-Roussillon, que não tem tradição de produzir bons vinhos. É quase impossível comprar um vinho Francês razoável por esse preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário