domingo, 8 de abril de 2012

Preço de vinhos


Duas perguntas que me faço (e ouço) frequentemente são as seguintes:  Qual é  o valor  razoável de um vinho? A partir de quantos reais se compra um vinho bom? Eu ouço pessoas darem respostas como estas:  Um vinho bebível começa a partir de 20 reais. Um vinho razoável ou bom não custa menos de 60 reais. Essas respostas não são nenhum pouco úteis, pois dependem muito de onde se compra o vinho. Como qualquer outro produto, o preço ao consumidor varia muito. Além disso, depende muito  se a compra ocorrer em uma loja ou em um restaurante. No Brasil, o preço  nos restaurantes é normalmente pelo menos o dobro do custo na loja. Mas  o preço varia bastante nas lojas também.  Abaixo listo uma pequena pesquisa que fiz recentemente sobre o assunto para uso próprio, sem qualquer metodologia científica.
Amarone Classico Costasera, Masi, 2007, em Roma, na região central:  34,50 euros em uma padaria, 36e na loja duty-free do aeroporto,  40e em uma loja de vinhos perto da Piazza Navona e  340 reais no Brasil, na loja online da Mistral (cerca de 130e.)
Brunello di Montalcino, Fattoria dei Barbi, 2006, na região central: 22,50e em um supermercado com uma adega subterrânea bem montada, em oferta (o preço normal era 30e), 25 em outra loja da mesma rede de mercado (estava no armário, trancado), 34,50 no duty-free. No Brasil vi na loja on line Bacco’s por 245 e em um anúncio no Mercado Livre por 230,00, sem informar o ano (cerca de 90e.)
Cartuxa, reserva, 2008, em Portugual: 19,90e na loja da vinícola, em Évora; o mesmo preço no supermercado Jumbo em Guarda, 25 em uma loja de vinhos no centro de Lisboa, 34 na loja duty-free de Lisboa.  Encontrei a 200 reais em uma loja on-line no Brasil (cerca de 77e ).
Dessas pesquisas retirei duas regras básicas. Primeira:, deixar para comprar o vinho no duty-free é muito arriscado, pois além de correr o risco de não encontrá-lo, geralmente é mais caro. Segunda: multiplico por 9 ou 10 o preço médio em euros quando estou na europa, para ter uma ideia de quanto o vinho custaria no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário