domingo, 8 de abril de 2012

Amarone na Embaixada


Dias atrás participei de uma reunião na Embaixada do Brasil em Roma, envolvendo representantes de universidades brasileiras e italianas. O almoço foi servido na belíssima sala de recepção do Palácio Pamphili, com vista para a Piazza Navona.
Durante o serviço foi servido uma massa parecida com capeletti e o vinho foi o Amarone Costasera Classico, da Masi. Este é um grande representante dos Amarones. A cor era de um vermelho intenso, rubi, e o aroma muito  agradável, lembrando cereja e frutas escuras. O vinho era encorpado e com grande intensidade de sabor na boca, os taninos maduros e um bom equilíbrio, fazendo com que o alto teor de álcool passasse despercebido. Durante o almoço o embaixador comentou que o custo da garrafa era de cerca de quarenta euros e que os italianos presentes no almoço estavam elogiando a escolha do vinho,  que por sua qualidade e preço não deve ser servido usualmente em outros tipos de recepções.
No dia seguinte, ao andar pelos arredores da Piazza Navona, encontrei algumas garrafas desse amarone da safra de 2006 – não sei qual foi a safra servida no almoço – em uma loja de vinho por 39,90 e em um outra loja não especializada por 34,50. Resolvi comprar uma garrafa e levar para o Brasil. Pretendo abrir daqui a uns dois ou três anos e comparar com este servido na embaixada. Será uma oportunidade para lembrar desse almoço na nossa embaixada ao lado de alguns amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário