segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vinho - Zinfandel

Hoje resolvi provar um vinho da uva Zinfaldel. Comprei uma garrafa da Gallo Family, 13,5% de álcool, 2010, da California, USA. Um vinho simples, com rolha sintética, que custou 6.5 libras na loja de alimentos dos estudantes da universidade. Eu me interessei há algum tempo pela uva Primitivo, da Itália, por indicação de uma colega da ABS. Essas uva é bastante cultivada na região da Puglia, Itália, e já provei alguns vinhos das DOCs Primitivo de Manduria e Primitivo de Salento. Manduria produz melhores vinhos. Ainda está na minha lista provar um dos melhores, que é o de Lucarelli, que custa cerca de 130 reais no Brasil.

Eu já sabia que a Zinfandel e a Primitivo são consideradas clones e não há conhecimento preciso sobre como esse clone chegou aos Estados Unidos. Há pouco tempo li um livro sobre viticultura e vinificação em que os autores afirmam que elas produzem vinhos bem diferentes. Essa foi a motivação para eu experimentar a Zinfandel pela primeira vez. Ambas produzem vinhos altamente alcoólicos.
Minha impressão deste vinho, talvez influenciado pela informação já conhecida, é que a há uma certa similaridade entre as duas, pelo menos no sabor mais adocicado e macio, com bom final. Li em um blog que esta uva produz vinhos que as mulheres gostam, por essa maciez e sensação adocicada. Este vinho da família Gallo tem pouquíssima intensidade de aroma. Na boca tem um sabor mais intenso e um retro-olfato que lembra frutas maduras e vinho do porto, mas que dura pouco. Pareceu-me um vinho correto para o preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário