sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Restaurante O Cortiço: carta de vinhos e Vinha da Paz


Em Viseu, Portugal, há um restaurante chamado o cortiço que é bem conhecido na cidade e região e recomendado em vários guias. Um aspecto diferente de todos os restaurantes com cartas de vinho que eu conheci até hoje é a carta desse restaurante lista o preço de custo da garrafa e o preço de venda. Pareceu-me uma boa iniciativa.
Do ponto de vista negativo, entretanto, é que  mostra um certo descuido com a carta, o que de certa forma o torna menos merecedor de sua fama: , é que a carta lista cerca de quarenta a cinquenta vinhos . Mas desses apenas cerca de vinte por cento estão disponíveis e estão marcados com uma bolinha preta feita à  mão, ao lado do nome do vinho.
Eu escolhi para o jantar, com a ajuda do garçom, muito prestativo e eficiente, um vinho tinto reserva com o nome de Vinha da Paz, da DOC Dão. Oitenta por cento do vinho é composto pela uva Touriga Nacional, que  fica dezenove meses em barril de carvalho francês novo. O preço de custo estava listado como certa de dez euros e o preço de venda como quinze euros. Na Internet, vi que o preço desse vinha é mesmo de cerca de 10e.  Essa margem de cinquenta por cento era mantida par os outros vinhos.
Gostei muito do vinho. Aroma intenso e delicioso, de frutas vermelhas e  tostado da madeira; corpo médio para alto, equilibrado.  Tem um ótimo custo-benefício.
Viseu, 24/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário