sábado, 8 de junho de 2013

Norton Malbec DOC

Esta  semana abri um vinho tinto Norton Malbec D.O.C. 2008, que comprei no Extra por 31 reais há mais de um ano. O vinho é produzido em Mendoza, na região de Luján de Cuyo e tem 14°. de álcool. O contrarrótulo escrito em português é vago, pois informa que o vinho passou por  "um estágio de 24 meses em barrica de carvalho e em em garrafa”. Qualquer vinho que tenha passado um dia em uma barrica satisfaz  essa descrição.  A ficha técnica da safra de 2009 no site da empresa informa que ele passa 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso (quantos em cada?) e 12 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Esse vinho é um Malbec argentino típico, um estágio acima dos Malbecs mais básicos, com bom custo-benefício, mas sem grandes destaques.  A noite estava fria e deixei o vinho aerar por cerca de 30min na própria garrafa. Não sei se por isso, o aroma estava pouco intenso. O que apareceu no nariz foi baunilha, tostado e ameixa combinados de forma equilibrada. A cor era vermelha com uma pequena tendência para o amarronzado e um halo já era visível na borda do copo.  Corpo médio. 


Algumas descrições deste vinho que encontrei na Web o classificam como macio ou aveludado, mas este não era o caso desta garrafa, que  mostrava na boca um pouco de aspereza ou desequilíbrio em relação à acidez. Deixei ¼ de garrafa guardado para o dia seguinte e provei no almoço. Achei que estava melhor, desaparecendo a aspereza do dia anterior. Minha nota é 83 para o que encontrei ao abri e 84 para o dia seguinte.